domingo, 11 de novembro de 2012

Jornal de Campinas - SENAI de Campinas Leva....


"Senai de Campinas leva quatro alunos para a 7º Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento – São Paulo Skilss no Pavilhão de Exposições do Anahembí"


assim começa a Noticia no Jornal de Campinas. continue lendo a noticia:

Evento voltado a avaliar a excelência de estudantes do ensino profissionalizante será aberto ao público de 15 a 17 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Vencedores dessa etapa podem representar o Brasil em competição internacional.
São Paulo, 6/11/2012 – Quatro alunos do SENAI de Campinas representarão o município na 7º Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento – São Paulo Skills (www.sp.senai.br/olimpiada), que será realizada de 12 a 18 de novembro, nos municípios de São Paulo e Barueri.
A delegação local competirá em duas áreas industriais – Fresagem CNC e Robótica Industrial – e os melhores colocados terão a chance de representar o Brasil no torneio internacional que será realizado no próximo ano, na Alemanha.
Paralelamente à Olimpíada será realizado o Worldskills Americas, que reunirá os melhores alunos da América Latina.
A Olimpíada do Conhecimento é voltada a estudantes de cursos técnicos e de formação profissional de unidades do SENAI e do SENAC de todo o Brasil. O evento é gratuito e aberto à visitação pública de 15 a 17 de novembro, das 9 às 18 horas.
Ao todo integram o evento, que ocupará 76 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi, 718alunos de todo o Brasil. Os estudantes serão testados em 61 ocupações profissionais e os visitantes podem acompanhar, em tempo real, o desenvolvimento de cada tarefa.
 Paralelamente à competição será realizado o Inova SENAI, no qual serão apresentados projetos e invenções de aplicação industrial, desenvolvidos por estudantes e docentes da instituição de todo o país.
Idealizada para promover e incentivar o ensino profissional no País, a Olimpíada do Conhecimento é uma versão do antigo Torneio Nacional de Formação Profissional, criado em 1982.
Durante sua realização são programadas três modalidades de provas – teórica, qualidades pessoais (atitudes e habilidades intelectuais) e prática (24 horas).  Todas as fases são acompanhadas por especialistas, que avaliam o desempenho dos candidatos em cada etapa da elaboração do trabalho. Sai vitorioso o concorrente que obtém melhor pontuação durante o desenvolvimento das tarefas apresentadas. O cenário das atividades reproduz o ambiente real de trabalho, com ferramentas, equipamentos e situações correlatas à área tecnológica avaliada.
As pessoas com deficiências integrarão a disputa, participando em quatro categorias específicas: costura (PCD’s surdos); Panificação (PCS’s Síndrome de Down); Mecânica de Automóveis – (PCD’s Cadeirante); e Tecnologia da Informação – (PCD’s – Cegos).
Premiação – A premiação da Olimpíada do Conhecimento contemplará os três melhores colocados de cada uma das ocupações avaliadas e será realizada no dia 18de novembro, domingo, a partir das 18 horas, no Ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri.
Segundo Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Olimpíada é um celeiro de novos talentos e importante instrumento de incentivo à capacitação profissional no país. “O mercado reconhece e contribui para a realização deste torneio, tanto que há forte participação da classe industrial, seja patrocinando, apoiando ou visitando o evento”.
Skaf explica que, para os alunos, conquistar uma medalha na competição equivale a obter um selo de excelência profissional. “Assim como ocorre nas competições esportivas, os estudantes são observados. Aqueles que obtêm melhor desempenho são disputados pelo mercado.”
Na avaliação de Walter Vicioni, diretor regional do SENAI-SP e Superintendente do SESI-SP, a Olimpíada do Conhecimento é um momento especial de exposição da educação profissional oferecida pela entidade. “Os estudantes são desafiados a superar seus limites, os docentes têm a oportunidade de realizar trocas técnico-pedagógicas e os empresários podem buscar jovens profissionais com grande diferencial competitivo.”
        Na última edição da Etapa Nacional, realizada no Rio de Janeiro, no ano passado, São Paulo foi o grande vitorioso, conquistando 33 medalhas, sendo 18 de ouro, sete de prata e oito de bronze.
A conquista deste pódio abre portas para a participação na olimpíada internacional, o WorldSkills Competitions 2013 / IVTO International Vocational Training Organization (www.worldskills.com), que será realizado em 2013, na Alemanha. 
Promovido há aproximadamente 50 anos, esse torneio ocorre a cada dois anos com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre estudantes ou jovens profissionais de várias regiões do mundo, que buscam o aprimoramento profissional por meio da troca de experiências e do contato com novas competências. 
Mas antes de chegar a essa etapa, os alunos passam por uma maratona de treinamentos, que visa reforçar a execução de exercícios teóricos com alto grau de dificuldade e domínio das tarefas práticas. Complementa a preparação, o acompanhamento nutricional, físico e psicológico de cada participante.

(acessado em: 10/11/2012 às 08:08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário